ENSINO MÉDIO

O trabalho desenvolvido vem sendo pensado e construído junto a equipe de educadores/as, através de estudos, reflexões e debates, promovidos na escola. A proposta visa atender as necessidades e desenvolver as habilidades dos/as jovens nesta faixa etária.

Quando pensamos a ação pedagógica, definimos nossa concepção de ensino e de aprendizagem no sentido de oportunizar aos/as jovens diferentes estratégias didáticas que favoreçam o aprender a construir e buscar novos conhecimentos. Ou seja, aprender com a ação e problematização, buscando soluções e defendendo pontos de vista. Assim, acreditamos que possam desenvolver competências para agir e buscar formação permanente.

Entendemos que nesta faixa etária a busca pela identidade, o despertar para a consciência crítica acerca da realidade social e a construção do projeto de vida, são pontos de desenvolvimento que necessitam ser trabalhados de forma sistemática. Neste sentido pensamos o trabalho pedagógico de maneira que contemple o desenvolvimento destes aspectos importantes na formação do/a adolescente.

A proposta de projetos vislumbra a oportunidade de, a cada série, aprofundar a visão e o conhecimento de si e do mundo, para que sejam desenvolvidas as competências para agir e melhorar a vida em grupo. Assim propomos uma temática para cada série, onde os assuntos relacionam-se, e as disciplinas desenvolvem os conteúdos interligados pelo tema.

Na 1ª série, visamos desenvolver propostas de temas para trabalhar a organização dos/as jovens, o sentido de estudar e a construção da identidade, sendo a temática Cidadão Responsável , o foco de estudos.

Na 2ª série, oportunizamos o conhecimento e o convívio dos/as jovens com diferentes realidades sociais, como: creche, asilo e galpão de reciclagem de lixo. A temática abordada é Ação e Consciência Social .

Na 3ª Série, focamos o desenvolvimento dos/as jovens na construção do projeto de vida com ênfase na escolha profissional, sendo a temática apresentada Caminhando pelo Conhecimento . Além do projeto de série, os/as educandos/as têm a oportunidade de participar de grupos de orientação para a escolha profissional e entrevistas individuais.