Agenda dia 03/04/2020 – Ensino Fundamental I
1º Ano “A”
Português
1- Assista ao vídeo no link abaixo:
2- Quantas letras aparece no vídeo acima:
__________________________________
3- Em uma folha sulfite, desenhe pelo menos uma figura que aparece em cada letra do alfabeto no vídeo acima:
4- Segue o link das atividades a serem feitas:
https://i.pinimg.com/originals/73/0d/c9/730dc9c3e772ba174a3117fc3868ee83.png
https://i.pinimg.com/originals/b9/44/99/b944998764b76b9793fe76465898307b.png
Matemática
5- Você sabe o que são cantigas? Elas podem ser um passatempo muito divertido.
Cante com a mamãe a cantiga abaixo, e observe como os números de 1 a 10 aparecem nela:
Indiozinhos
Um, dois, três indiozinhos.
Quatro, cinco, seis indiozinhos.
Sete, oito, nove indiozinhos.
Dez em um pequeno bote.
Vinham navegando pelo rio abaixo,
quando um jacaré se aproximou.
E o pequeno bote dos indiozinhos,
quase, quase virou.
Agora responda:
a) Quantos indiozinhos aparece na cantiga:
__________________________________
b) Quantos jacarés aparecem na cantiga:
__________________________________
c) Agora em uma folha sulfite, faça um desenho para ilustrar a cantiga dos indiozinhos:
1º Ano “B”
Português.
1) Leia as frases e depois copie-as:
A bola é do Edu.
________________________________________________________________________________
O dado é bonito.
________________________________________________________________________________
A boneca é da Bia.
________________________________________________________________________________
2) Faça a família silábica:
b- ________________________________________________________________________________
c- ________________________________________________________________________________
d- ________________________________________________________________________________
Matemática.
3) Coloque os vizinhos:
_____7_____ _____4_____ _____8_____ _____5_____
_____6_____ _____10_____ _____12_____ _____14_____
_____17_____ _____19_____
4) Faça um desenho usando as formas geométricas simples.
2º Ano “A” e “B”
Português
1 – Escreva os dias da semana:
R:
2 – Complete com “m” ou “n”.
Não esqueça que usamos “m” antes de “p” e “b”.
po______te
ca______po
ta_______pa
pi_____tura
que____te
e____pada
doe____te
te____po
aco____teceu
bo____ba
3 – Forme frases com as seguintes palavras:
anjo –
enxada –
cinto –
quente –
contente –
onça –
3º Ano “A” e “B”
Análise e interpretação
Assista o vídeo acessando o endereço a baixo, responda as perguntas e depois faça um resumo da história.
https://www.youtube.com/watch?v=gNnb0pMEc6s
Interpretação do texto:
1 – Porque a raposa não quis convidar o leão, o gato, o cachorro para jantar em sua casa?
R.
2 – Porque a raposa serviu o jantar para a cegonha numa tigela rasa?
R.
3 – Porque a cegonha saiu com vergonha e muito brava da casa da raposa?
R.
4 – Porque a cegonha serviu o jantar para a raposa num jarro comprido e fino?
R.
5 – Você concorda com o moral da História? Por quê?
R.
6 – A cegonha “retribuiu” o jantar no dia seguinte. Qual o sentido da palavra retribuir nesse contexto?
( A )Demonstrar gentileza.
( B )Fazer algo em agradecimento.
( C )Realizar uma homenagem.
( D )Vingar-se da mesma forma.
Atividades complementares:
1) Responda de acordo com o texto.
a) Qual é o título do texto?
R.
b) Quem é o autor?
R.
c) Qual é a moral da história?
R.
d) Quem a raposa convidou?
R.
e) Em que recipiente a raposa serviu a cegonha?
R.
f) Por que a raposa não podia comer no jarro?
R.
3) Marque X no quadradinho correto.
a) Este texto é:
( ) um conto de fadas ( ) uma fábula ( ) texto poético
b) A Raposa convidou a Cegonha para:
( ) almoçar ( ) jantar ( ) tomar café
c) A raposa …
( ) lambia a sopa ( ) bicava a sopa
d) Às vezes recebemos na mesma moeda por …
( ) tudo aquilo que não fazemos
( ) tudo aquilo que fazemos.
( ) pelo que os outros fazem
e) A história trata especialmente da:
( ) esperteza ( ) maldade ( ) gula ( ) ignorância
4) Invente dois nomes próprios, um para a raposa e outro para a cegonha. Use letra maiúscula, não esqueça.
R.
5) Dê o plural das palavras:
Raposa cegonha jantar
Sopa prato líquido
Deliciosa bico comprido
Jarro focinho gargalo
Engraçado moeda convite
6) Dê o diminutivo das palavras:
Raposa cegonha amiga
Prato sopa jarro
Moeda mesa esperta
Porta cadeira folha
4º Ano “A”
Espanhol
- traducir las palabras abajo:
a) amarillo:
b) lunes:
c) martes:
d) enero:
e) febrero:
f) verano:
g) rojo:
h) verde:
Atividade
- Copie o texto abaixo colocando nos espaços os sinais de pontuação correto.
Aninha era uma menina que gostava muito de brincar ____Ela tinha muitos amigos _____ Luís Henrique _____Karina_____ Ana Carolina _____Fernando______ Julinho _____ Tatiana_____
Eles faziam muita coisa juntos _____estudavam as lições de casa ____brincavam de tudo quanto era coisa _____ passeavam de bicicleta _____
Um dia ____ Aninha disse para a turma_____
____ Vamos soltar balão_____
E lá foram eles pegar uma caixa de fósforos bem de mansinho___ para ninguém perceber____
Encheram o balão de ar, acenderam a tocha ____ e ele foi subindo____ subindo ____ mas___ vejam só o que aconteceu_____ o balão caiu num jardim perto de onde eles estavam e pegou fogo____
Eles correram e chegaram a tempo de apagar o fogo e evitar que outras crianças que brincavam no jardim se queimassem_____
Karina falou para Aninha____
____Aninha _____ nunca mais diga____ vamos soltar balão____ ____Você viu como é perigoso_____ As crianças podiam ter se queimado _____
E ____ desse dia em diante _____ a turma resolveu nunca mais soltar balão ou fazer qualquer outra coisa perigosa ____
Copie o texto acima, colocando a pontuação correta.
Correção da atividade do dia 02/ 04/2020
Problemas:
1- Camila tem 8 caixas com 35 bombons em cada. Quantos bombons há em todas as caixas?
Cálculo
35 x 8= 280
2- Um alfaiate comprou 9 peças de tecido com 30 metros cada uma. Quantos metros de tecido o alfaiate comprou?
Cálculo
30 x 9 = 270
3- Papai distribuiu 375 caixas contendo 4 barras de chocolates cada. Quantos chocolates foram distribuídos?
Cálculo
375 x4 = 1500
4- Em uma estante há 5 prateleiras com 68 livros cada uma. Quantos livros há na estante?
Cálculo
68 x 5 = 340
5- Um livro tem 356 páginas. Quantas páginas haverá 7 livros iguais?
Cálculo
356 x 7 = 2492
6- João estocou 85 caixas contendo 5 tubos de cola cada uma. Quantos tubos de cola João estocou?
Cálculo
85 x 5 = 425
7- Num supermercado há 264 caixas com meia dúzia de mamões cada uma. Quantos mamões há ao todo?
Cálculo
264 x 6 = 1584
8- Um feirante vendeu 139 caixas de pinhas. Em cada caixa havia 8 pinhas. Quantas pinhas ele vendeu?
Cálculo
139 x 8 = 1112
9- Em uma creche há 72 crianças. Cada uma tem 6 brinquedos para brincar. Quantos brinquedos há ao todo?
Cálculo
72 x 6 = 432
10- Vovó tem 7 peças de fita com 50 metros cada uma. Quantos metros de fita tem vovó?
Cálculo
50 x 7 = 350
4º Ano “B”
Espanhol
- traducir las palabras abajo:
a) amarillo:
b) lunes:
c) martes:
d) enero:
e) febrero:
f) verano:
g) rojo:
h) verde:
Atividade Matemática
RESOLVA:
- 5387 + 3408=
- 4961 + 3060=
- 609 + 366=
- 7184 + 524=
- 3480 + 2505=
- 366 + 302=
- 347 + 272=
- 2605 + 1207=
- 685 + 63=
- 6724 + 826=
- 2328 + 2171=
- 6400 + 1704=
- 927 + 42=
- 1001 +19=
- 1542 + 896=
- 93 – 56=
- 725 – 389=
- 5650 – 974=
- 3705 – 846=
- 971 – 409=
- 1374 – 789=
- 82 – 56=
- 931 – 78=
- 860 – 90=
- 438 – 265=
- 61 – 37=
5º Ano “A”
Espanhol
- ? cómo te llamarías si hubieras nacido en españa?
escíbelo:
- cuales son los paises hispano hablantes de la America del Sur:
Atividades – Matemática
1) Observe a data de nascimento das pessoas abaixo e depois responda.
Juliano – 1 945
|
Carmela – 1 970 |
Pedro – 1 993 |
Amália – 1 998 |
a) Quantos anos tinha Juliano quando Carmela nasceu?
R: …………………………………………………………………………
b) E quando Amália nasceu?
R: …………………………………………………………………………
c) Quantos anos tinha Carmela quando Pedro nasceu?
R: …………………………………………………………………………
d) E quando Amália nasceu?
R: ………………………………………………………………………..
2) Desafio!
Marta estudou computação durante um semestre, um bimestre e mais uma quinzena. Quantos dias ela estudou computação?
R: ………………………………………………………………………………
3) Resolva os problemas.
a) Numa adição uma das parcelas é 325 e a soma é de 1 000. Qual é a outra parcela?
R: |
b) Qual é o número do qual subtraindo-se 49 obtemos 90?
R: |
c) O produto de dois números é 1 176. Um deles é 14 . Qual é o outro?
R: |
d) Numa divisão, o divisor é 36 e o quociente é 16. Qual é o dividendo?
R: |
4) Faça as transformações, calculando mentalmente.
a) 2 semanas em dias = 2 X 7 = …………….. dias.
b) 3 semanas e 5 dias em dias = ( 3 X ……) + ………. = ……………dias.
c) 4 meses em dias = 4 X 30 = ……………… dias.
d) 6 meses em dias = 6 X 30 = ………………. dias.
e) 3 quinzenas em dias = 3 X ……….. = ……………… dias.
f) 5 quinzenas em dias = 5 X ………. = ……………… dias.
g) 2 meses e 10 dias em dias = ( 2 X ……….) + …………… = ……………… dias.
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