Agenda dia 24/03/2020 – Ensino Fundamental II
6º Ano “A”
Espanhol
- ¿ te gusta la matemática? Has las cuentas y escribe el resultado por extenso:
- 24 + 25=
- 13 + 5=
- 103 + 425=
- 92 – 5=
- 183 – 45=
- 60 – 30=
- 888 – 8=
Arte
Conteúdo: O que é arte? e Como e quando é arte?
1) Pesquise na apostila o significado das palavras:
- curador:
- conservador:
- massificação:
2) Diferencie: O erudito e o popular.
Língua Portuguesa/Literatura
1). Relembrando as características do gênero carta pessoal.
Releia a carta da página 24 e relembre a estrutura desse gênero.
Escreva uma carta simulando que você esteja viajando e está com muitas saudades de um amigo ou familiar. Escreva para essa pessoa, conte detalhes dessa viagem, fale das paisagens, dos lugares que visitou e do quanto gostaria que essa pessoa estivesse lá para lhe acompanhar.
Lembre-se:
Colocar data, local, vocativo, corpo do texto, despedida e assinatura.
Escrever no caderno de língua portuguesa com o mínimo de 10 linhas e o máximo de 15 linhas.
Educação Física
Jogos de tabuleiro
Os jogos de tabuleiro além do caráter lúdico, estimula o raciocínio, tomada de decisão, aspectos sociais, cognitivos e afetivos. Se você tiver algum jogo de tabuleiro em sua casa, exemplo: xadrez, dama, ludo, gamão, banco imobiliário, resta 1, trilha, ou outro) chame seus pais ou irmãos para jogar. Além de um conteúdo disciplinar, é um ótimo passatempo. Se não tiver nenhum desses jogos um simples papel e caneta pode resolver e jogar um jogo da velha.
Geografia
Tendo como base o capítulo número 2- Uma jornada pelo Universo, faça uma breve pesquisa sobre como surgiu o Universo. Segue em anexo o link de um vídeo disponível no youtube, que poderá ajudar na fixação do conteúdo, lembrando que quem não puder assistir não será prejudicado, trata-se de um recurso extra! < https://youtu.be/CH24yfMrA94 >
Correção o dia 20/03
- O Universo é composto basicamente da mesma matéria que tudo aquilo que conhecemos na Terra.
- O Sol nos fornece luz e calor, o que nos dá toda a dinâmica e possibilidade de vida. Além disso, a Terra orbita em torno do Sol, oferecendo-nos também a referência que chamamos de ano.
- A Terra está dentro do sistema solar, que por sua vez, está em uma galáxia chamada Via Láctea. A Terra é um astro muito pequeno se comparado com o restante do Universo.
7º Ano “A”
Espanhol
- Conjugar los verbos no presente de indicativo:
Subir lavar aprender escuchar comer
Yo
Tú
El, ella, usted
Nosotros
Vosotros
Ellos, ellas, ustedes
Arte
Conteúdo: Conhecendo a escultura.
Pesquise na apostila sobre:
- Aleijadinho:
- Mestre Vitalino:
Língua Portuguesa/Literatura
1-) Consulte a página 25, copie e responda às perguntas no caderno de língua portuguesa.
- a) O que é frase?
- b) Explique o que é frase nominal e o que é frase verbal.
- c) Dê 2 exemplo de frases nominais.
- d) Dê 2 exemplos de frases verbais.
Respostas referentes a atividade do dia 23/03
- a) O carnaval é uma festa popularmente conhecida no Brasil. Qual foi o motivo que levou algumas pessoas a sugerirem que não houvesse carnaval em 1918?
R- Muitos brasileiros achavam que comemorar o carnaval seria um desrespeito aos combatentes que estavam lutando na Primeira Guerra Mundial.
- b) Explique como o texto está dividido.
R- A primeira parte é composta de uma carta de Medeiros e Albuquerque, a segunda parte é a reportagem explanando o assunto.
- c) Como o Brasil entrou na guerra?
R- Um navio mercante brasileiro foi afundado por um submarino alemão. Em seguida, mais dois navios foram atacados. No terceiro, o país decidiu entrar em guerra.
- d) Por que o clima era propício para a entrada do país na guerra? Explique segundo o texto.
R- Porque, de acordo com o texto, “já havia manifestações e ataques a propriedades de alemães no Sul e em São Paulo.
- e) E afinal de contas, houve carnaval? E qual a opinião do autor a respeito disso?
R- Sim houve carnaval e o autor do texto mostra-se a favor na seguinte passagem “ Que bom que teve carnaval”.
História
Atividade No caderno
Faça uma pesquisa sobre a situação da mulher muçulmana na atualidade; Pode trabalhar temas como;
Porque as mulheres precisam usar vestimentas como burca?
Em que países as mulheres muçulmanas são mais oprimidas?
Correção das atividades pág 160
Séc IV | Séc.V | Séc VI | Séc VII | Séc.VIII | Séc.XI | Séc. XV | |
Fundação de Constantinopla | Divisão do Império Romano | Reinado de Justiniano | Expansão do Império para o Mediterrâneo e partes da Ásia | Crise do Império | Grande Cisma | Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos | |
Maomé começava a pregar o islamismo | Península Arábica unificada pelo Islã e expansão para Ásia o Mediterrâneo | Fragmentação do Império Islâmico | Inicio da decadência do Império Islâmico |
a)Foi a região do entorno do Mediterrâneo (Norte da África e Sul da Europa, além das Áreas asiáticos do Mediterrâneo).O interesse era controlar as rotas comerciais que ali existiam.
Geografia
Tendo como base o capítulo número 2- Extensão territorial, e as discussões realizadas em sala de aula, responda as questões 1 e 2 da página 243 e o exercício 3 da página 244.
Correção do dia 20/03
Tendo como base o capítulo número 2- Extensão territorial, e as discussões realizadas em sala de aula, responda as questões 1,2,3 e 4 da página 242.
- A regionalização pode ser utilizada para diferentes fins, tais como organizar o território a fim de facilitar e direcionar a administração pública.
- Podem ser escolhidos de acordo com o objetivo da divisão territorial.
- As sub-regiões do Nordeste são divididas segundo os critérios físicos da região, separando os territórios de acordo com a vegetação e o clima de cada área.
- A agricultura no Nordeste possui menos tecnologia do que a agricultura no Centro-sul.
8º Ano “A”
Espanhol
- Conjugar los verbos no pretérito perfecto compuesto:
Comprar llegar conocer ir comer
Yo
Tú
El, ella, usted
Nosotros
Vosotros
Ellos, ellas, ustedes
Língua Portuguesa/Literatura
1-) Consulte as páginas 78, 79 e 80 para relembrar as características do gênero instrucional/injuntivo. Depois, escreva no caderno de língua Portuguesa, uma receita culinária ou um tutorial de como montar algum objeto. Siga a estrutura dos exemplos disponíveis na apostila.
Respostas referentes a atividade do dia 23/03
1- Segue anexado o link para quem ainda não adquiriu o livro. O arquivo está disponível em PDF no seguinte site:
https://dynamicon.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Senhora-de-Jos%C3%A9-de-Alencar.pdf
2- Consulte as páginas 24 e 25 da apostila de Língua Portuguesa, copie e responda às questões abaixo no caderno de Língua Portuguesa.
- a) O que entendemos com o estudo da predicação verbal?
R- Entendemos a relação do verbo com o sujeito e com os complementos possíveis na oração.
- b) Qual o sentido que um predicado verbal pode expressar em uma oração?
R- O sentido expresso pelo verbo na oração pode ser um estado ou qualidade do sujeito.
- c) Nas duas frases a seguir, explique como ocorre a predicação verbal.
I- A menina é linda.
II – A menina está linda.
R- A primeira indica estado (permanente), a segunda indica qualidade ( está temporariamente linda).
- d) Dê dois exemplos de orações com predicação verbal.
R- Resposta pessoal.
Educação Física
Fundamentos e estrutura de uma partida de handebol
Confira quais são as especificações estabelecidas em relação às equipes, bola e ao formato da quadra.
- O objetivo do jogo é fazer gols. Para isso, os jogadores usam arremessos, dribles, passes e recepções.
- As partidas são jogadas por duas equipes, cada uma com sete jogadores. Um deles será o goleiro enquanto os demais ficam em quadra.
- Para as equipes masculinas, a bola, que é feita de couro ou material sintético similar, possui circunferência de 58,4 cm e peso de 453,6 gramas.
- Para as equipes femininas, a circunferência é de 56,4 cm , enquanto o peso é de 368,5 gramas;
- A quadra de handebol possui as seguintes dimensões: 40 metros de comprimento por 20 metros de largura. Em cada uma das extremidades há um gol, cujas medidas são 2×3 metros.
- A quadra será delimitada pelas linhas laterais e linhas de fundo. Há ainda as linhas dos 4, 6, 7 e 9 metros.
- Linha dos 4 metros: serve para limitar o goleiro durante a cobrança de um tiro de 7 metros;
- Linha dos 6 metros: delimita a área do goleiro;
- Linha dos 7 metros: estabelece o posicionamento para o tiro de 7 metros;
- Linha dos 9 metros: específica para a cobrança de faltas, é onde será formada a barreira defensiva.
Inglês
Complete as frases com how much e how many:
a) ____________________ people are coming to the party?
b) ____________________ pasta did they eat?
c) ____________________ ice cream do you want?
d) ____________________ oranges do we need?
e) ____________________ milk do you like in your coffee?
f) ___________________money do we need?
g) _______________________ cars are we taking?
h) ____________________ glasses of wine did you drink?
i) ______________________ rice do you want?
j)_____________________ CDs are there here?
Respostas das atividades do dia 23/03
- a) some
- b) any
- c) any
- d) any
- e) any
- f) some
- g) any
- h) any
- i) some
Geografia
Tendo como base o capítulo número 1- Espaço mundial: o mundo do séc. XXI, e as discussões realizadas em sala de aula, responda a questão 5 da página 207 e as questão 6 da página 208.
Correção do dia 20/03
- Os países podem tirar o limitar as taxas alfandegárias e aduaneiras para produtos de outros membros, de modo a facilitar e ampliar o comércio. Além disso, podem criar facilidades para a instalação de plantas industriais em países menos industrializados, promovendo o desenvolvimento mútuo.
- Dentre as possíveis diferenças podemos citar a utilização de uma mesma moeda, o euro, em praticamente toda a União Europeia, o que não acontece no Mercosul; podemos citar também a existência de um Parlamento Europeu que estendeu o direito a cidadania europeia para todos os habitantes dos países- membros da União Europeia, o que também não ocorre entre os países- membros do Mercosul.
- Porque há problemas políticos não resolvidos, como o caso da China com Taiwan, que dificultam as ações em conjunto. Além disso, há interesses muito divergentes.
- O país é China, e os fatores que evidenciam esse crescimento são os avanços tecnológicos, militares e econômicos.
9º Ano “A”
Espanhol
- Conjugar los verbos no presente de subjuntivo :
bailar correr ser ir comer
Yo
Tú
El, ella, usted
Nosotros
Vosotros
Ellos, ellas, ustedes
Língua Portuguesa/Literatura
Caderno de Língua Portuguesa – Copiar e responder às perguntas.
1-) Consulte as páginas 25, 26 e 27 e coloque a definição dos termos de coesão textual abaixo.
a) O que são pronomes?
b) O que são hiperônimos?
c) O que são sinônimos?
d) O que são elipses?
Atenção: A CORREÇÃO ESTARÁ NAS PÁGINAS DE CONSULTA: 25, 26 E 27. Confiram suas respostas nessas páginas.
Educação Física
Yoga
Há muito tempo atrás, precisamente há mais de cinco mil anos, na Índia, nasceu o Yôga.
Esta técnica conduz seus praticantes a um estado de intenso relaxamento, calma psíquica, recolhimento interior, lucidez mental e percepção interna. Ao mesmo tempo ela contribui para o aumento da flexibilidade e o vigor do organismo físico.
A seguir segue um link de um vídeo, com um passo a passo de ioga para iniciantes. Sigam e tentem fazer os exercícios de acordo é mostrado. Mas lembrando sempre respeite o limite do seu corpo.
Nesse tempo de reclusão é importante sempre se movimentar, evite de ficar muito tempo sentado ou deitado, alterne com uma simples caminhada pela casa ou outras atividades.
Matemática
Resposta referente ao dia 23/03
RESPOSTA
Geografia
Tendo como base o capítulo número 2- Estados Unidos- um gigante, e as discussões realizadas em sala de aula, faça uma breve pesquisa sobre a floresta temperada, em especial sobre o Parque Nacional de Yellowstone e outras áreas de preservação ambiental estadunidense.
Correção do dia 20/03
Vegetação | Clima |
Vegetação de altitude | Clima frio |
Pradarias | Clima temperado continental |
Vegetação desértica | Clima árido e semiárido |
Florestas temperadas | Clima temperado |
Tag:Agenda