Agenda dia 08/04/2020 – Ensino Fundamental I
1º Ano “A” (prof.ª Ana Cláudia)
Português
1- faça a leitura:
Vogais:
A – E – I – O – U.
Encontros vocálicos:
AI – EU – UI – OI – EIA – AU – IA – UAI – EI.
Alfabeto:
A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – O – P –
Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z.
2- Assista ao vídeo explicativo abaixo:
https://youtu.be/FmjcqeTZIcs acesso dia 08/04/2020
3- Faça a família silábica do C:
C – ________________________________________________________
4- Leia e copie as palavras abaixo:
cuco – ______________________
Caio – ______________________
bico – ______________________
cuia – ______________________
cacau – ____________________
caiu – ______________________
boca – _____________________
Matemática
1- Copie as famílias numéricas:
30 – 31 – 31 – 33 – 34 – 35 – 36 – 37 – 38 – 39
________________________________________________________
___________________________________________________________________________
40 – 41 – 42 – 43 – 44 – 45 – 46 – 47 – 48 – 49
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
2- De o antecessor dos números abaixo:
____3 ____8 ____1 ____12 ____9
___15 ____2 ___10 ____5 ____4
3- faça a atividade abaixo:
História
1- Responda:
- a) Quantas pessoas da sua família moram com você?
___________________________________________
- b) Quantas pessoas tem ao todo em sua família?
___________________________________________
2- Recorte e cole em uma folha sulfite imagens de famílias em momentos felizes:
1º Ano “B” (prof.ª Daiana)
Português.
1) Assista ao link abaixo. Acesso dia 08/04/2020.
APRENDENDO E BRINCANDO COM A LETRA F
|
2) Faça a letra f:
________ _________ _________ _________ _________ ________
3) Leia e copie a família da letra f:
fa fe fi fo fu fão
_______ _______ _______ _______ _______ _______
4) Leia e copie as palavras que aparecem no vídeo:
Fafá fio fofo foi feia fui Fifi
________ ________ __________ ________ ________ ________ _________
5) Com lápis de cor, circule as vogais das palavras abaixo:
feliz família fumaça foguete
festa faca folha feijão
6) Faça a atividade abaixo:
Matemática
1) Complete a sequência numérica:
0 – 1 – _____ – _____ – _____ – _____ – 6 – _____ – _____ – _____ –
10 – _____ – _____ – ______ – 14 – _____ – _____ – 17 – _____ –
______ – 20 – _______ – 22 – _____ – _____ – _____ – _____ – 27 –
_____ – _____ – 30.
2) Faça a atividade abaixo. Acesso dia 08/04/2020
História
1) Complete a ficha a seguir com seus dados:
Meu nome – ___________________________________________________________________________________________________
Minha idade – __________________________________________________________________________________________________
2) Desenhe o brinquedo de que você mais gosta.
2º Ano “A” e “B” (prof.ª Lucimara)
Matemática:
1- Faça números de 300 a 350.
2- Escreva por extenso:
80 –
81 –
82 –
83 –
84 –
85 –
86 –
87 –
88 –
89 –
3- Complete as sequências:
De 2 em 2:
98 _____ _____ _____ _____ _____ _____ 112
De 3 em 3:
18 _____ _____ _____ _____ _____ 36
De 4 em 4:
20 _____ _____ _____ _____ _____ _____ 48
De 5 em 5:
5 _____ _____ _____ _____ _____ _____ 40
Português
1- Dê uma característica para cada frase:
- Hoje o dia está ___________________________________.
- Eu ganhei uma sandália ________________________________.
- O menino tem um carrinho _______________________________.
- A árvore é __________________________________.
- O cachorro é ____________________________________.
- O vestido da mamãe é ___________________________________.
- O carro do papai é _________________________________.
- A galinha é ______________________________.
- A geladeira é ________________________________.
- O sorvete é __________________________________.
2- Escolha um livro de historinha para ler e fale o que você entendeu.
–
–
Leitura:
O gato de botas
Era uma vez um velho moleiro que tinha três filhos. Antes de morrer, reuniu os seus filhos e diante deles dividiu os seus bens pelos três.
Ao filho mais velho, o moleiro deu-lhe o moinho. Ao filho do meio deixou-lhe o burro. E ao mais novo entregou-lhe um gato.
O filho mais novo, com o gato no seu colo, comentou desiludido:
– Que vou eu fazer com um simples gato?
Qual não foi a sua surpresa quando ouviu o gato responder-lhe:
– Se me deres umas botas pretas, um fato e um saco, farei de ti um homem rico!
Assim fez o rapaz e o gato, todo aperaltado, partiu deixando o seu novo dono muito baralhado.
O gato das botas dirigiu-se ao bosque e caçou duas perdizes, que meteu dentro do saco. Dirigiu-se depois ao castelo do rei e ofereceu-as ao rei, em nome do seu amo, o marquês de Carabás.
Dia após dia, o gato continuou a oferecer presentes ao rei, em nome do marquês, o que fez com que o rei ficasse curioso em saber quem era o marquês de Carabás.
Numa bela tarde, enquanto o rapaz e o seu gato descansavam à beira rio, a carruagem do rei aproxima-se. O gato, rapidamente acorda o seu amo e diz-lhe para se despir e atirar-se ao rio. O rapaz, meio confuso, faz o que o gato lhe diz. Então o gato das botas corre em direção à carruagem, com ar aflito, e grita:
– Socorro majestade! Roubaram as roupas ao meu amo, o marquês de Carabás!
O rei, reconhecendo o nome do marquês, para prontamente e empresta ao jovem nobres roupas, oferecendo-lhe boleia até à sua casa. O jovem entra na carruagem, meio embaraçado e aflito, pois não sabia o que dizer, sentando-se entre o rei e a sua bela filha, que o acompanhava.
O gato prontamente indica o caminho ao cocheiro do rei e, depois de a carruagem arrancar, corre desenfreado até às terras junto ao castelo do ogre.
Quando lá chegou, viu os camponeses, a quem disse:
– Se querem livrar-se do Ogre malvado, quando o rei passar digam que todas estas terras pertencem ao marquês de Carabás.
E continuou a correr, em direção ao castelo. Quando chegou, encontrou o ogre, que era o dono de todas aquelas terras, sentado a descansar. O ogre ao vê-lo, perguntou:
– Quem és tu? E que fazes no meu castelo?
Ao que o gato respondeu:
– Eu sou o gato das botas, um humilde servo vosso… ouvi dizer que possuís poderes mágicos. É verdade? Será que vós conseguiríeis transformar-vos num leão?
Ao ouvir isto, o ogre transforma-se imediatamente num enorme leão!
O gato, cheio de medo, responde:
– Que maravilha… mas será que conseguiríeis transformar-vos num minúsculo ratinho?
E o ogre, orgulhoso e imprudente, transforma-se logo num pequeno ratinho. O gato das botas, sem perder tempo, salta em direção ao ratinho e come-o.
Nessa altura, chega o coche do rei às portas do castelo, e o gato das botas dirige-se a eles para os receber:
– Bem-vindo ao castelo do meu amo, o marquês de Carabás!
O rei, impressionado com a simplicidade do jovem rapaz, que se encontrava ao pé da porta admirado, convida o agora marquês de Carabás a casar com a sua linda filha. O rapaz aceita e vive feliz para sempre acompanhado da sua bonita princesa e do seu fiel gato.
- Retire do texto, palavras com LH, NH e CH:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Grife no texto as palavras que você não sabe o significado e pesquise-as e escreva o seu significado:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º Ano “A” e “B” (prof.ª Andréia)
Atividade de multiplicação
1) Faça como no modelo e passe as somas para multiplicações:
9+9+9 = 9 x 3= 27
a) 4+4+4+4+4=____x____=____
b) 5+5+5+5=____x____=____
c) 7+7=____x____=____
d) 8+8+8+8+8+8=____x____=____
e) 9+9+9=____x____=____
f) 2+2+2+2+2+2=____x____=____
g) 3+3+3+3=____x____=____
h) 4+4+4=____x____=____
i) 5+5+5+5+5+5+5+5=___x___=____
j) 8+8+8+8=____x____=____
2) Faça como no modelo e passe as multiplicações para somas:
a) 5×2=__________________=______
b) 3×4=__________________=______
c) 3×2=__________________=______
d) 6×2=__________________=______
e) 7×5=__________________=______
f) 4×6=__________________=______
g) 9×2=__________________=______
h) 8×3=__________________=______
3) Resolva as operações abaixo:
a)200+32=______ b)98-46=______ c)4×3=______
d)45-13=______ e)10×3=______ f)150+50=______
g)9×2=______ h)63+14=______ I)58-32=______
Atividade de Ciências
A água na Terra
1.Coloque (V) para verdadeiro e (F) para as alternativas falsas.
a.( )Poluição é uma modificação que acontece com o meio ambiente.
b.( )Cloração é uma espécie de tratamento para a purificação da água.
c.( )A água dos rios poluídos não contém micróbios.
d.( )A água é muito importante para os seres vivos.
e.( )A poluição não causa doenças nos seres humano.
f.( )A poluição não diminui a quantidade de água no meio ambiente e seca os rios.
g.( )São poluentes : os produtos químicos lançados pelas indústrias, a fumaça dos automóveis, etc.
2.Faça a correspondência:
A (gasoso) ( ) gelo, neve
B (sólido) ( ) rio, mar
C (líquido) ( )vapor d´água
3.Por onde a água consumida pela população urbana passa antes de chegar até as casas?
R___________________________________________________________________
4.Assinale todas as orações que contém informações corretas sobre a água.
a.( ) Oceano é uma grande massa de água gelada.
b.( ) O vapor é água no estado gasoso.
c.( ) Na molécula da água existe apenas o gás oxigênio.
d.( ) O símbolo do oxigênio é O.
e.( ) A água dissolve várias substâncias , por isso ela é um solvente.
f.( ) A água no estado líquido, não tem forma própria.
5.Complete as orações com as palavras abaixo:
Evaporam, Condensa, Nuvens, Chuva, Gelo, Sólido, Líquido, Gasoso, Terra
Água , Potável, Limpa, Doenças, Doce
a.A água potável deve ser _________para evitar _________.
b.A água própria para beber é chamada de _________.
c.Devemos economizar _________.
d.Na superfície terrestre existe mais água do que _________.
e.No nosso planeta existe mais água salgado do que água _________.
f.Na natureza a água pode apresentar-se em três estados físicos que são: _________, _________ e _________.
g.Essas gotinhas de juntam , ficam pesadas e caem como _________.
h.O vapor assim produzido sobe e se _________, formando assim gotinhas de água e cristais de _________. Estes se juntam e formam as _________.
i.As águas dos rios, lagos e mares _________.
- Acesse o vídeo no endereço abaixo, ouça a música “Planeta Água” e faça um pequeno texto falando sobre a importância da água e sua preservação.
https://www.youtube.com/watch?v=oPwnAq2xMUg (Acesso em 07/04/2020)
Atividades de Língua Portuguesa
Sentido do texto – Portador Textual
As imagens abaixo mostram diferentes portadores de texto. Faça como no exemplo, escreva os diferentes tipos de texto ou de atividades que podemos encontrar em cada um deles.
4º Ano “A” (prof.ª Solange)
Correção da atividade do dia 07/04/2020
Português
- Separe as sílabas.
chuveiro = chu- vei- ro
campo = cam- po
folha = fo- lha
cigarra = ci- gar- ra
nascido = nas- ci- do
quebrado = que- bra- do
professor = pro- fes- sor
guitarra = gui- tar- ra
anta = an- ta
excepcional = ex- cep- ci- o -nal
fichário = fi- chá- ri- o
passado = pas- sa- do
- Reescreva as palavras abaixo em ordem alfabética.
tosse ___ assobio ____ disse _____ sessenta ____ isso ___
gesso ____ professora ____ massagem ___ Cássio ____ fossa.
- assobio
- Cássio
- disse
- fossa
- gesso
- isso
- massagem
- professora
- sessenta
- tosse
- Complete as palavras com m ou n, depois copie-as na frente.
vento
ponte
temporal
também
sombra
sementinha
pombal
plantar
pente
inseto
fonte
enxuto
brincar
embrulhar
- Forme frases com as palavras:
- Samba = Resposta pessoal
- Tombo = Resposta pessoal
Atividade resposta do dia 07/04/2020
Matemática
- Arme e resolva as subtrações.
- 280 – 79 = 201
- 978 – 523 = 455
- 847 – 267 = 580
- 928 – 460 = 468
- 2423 – 1695 = 728
- 5704 – 2668 = 3036
- 7542 – 3240 = 4302
- 10550 – 8244 = 2306
- 9325 – 811 = 8514
- Complete as sequências.
- Contando de 4 em 4:
24, 28, 32,36,40,44,48.
- Contando de 8 em 8:
24, 32, 40,48,56,64,72.
- Contando de 2 em 2:
31, 33, 35,37,39,41,43.
- Contando de 6 em 6:
31, 37, 43,49,55,61,67.
Atividade para o dia 08/04/2020
Português
- Ordene as sílabas para formar palavras.
mas- a- do- sa = ________________________________________
so – gros = ____________________________________________
do- as – sa = ___________________________________________
são – cis – pro = _________________________________________
pres – de- sa = __________________________________________
as – mis = ______________________________________________
zes – de – seis = _________________________________________
so – pas = _______________________________________________
- Complete com s ou ss, depois copie as palavras na frente.
discur____o = _________________________________
a ______ado = _________________________________
con ______ ultório = ____________________________
per____istente = ________________________________
inten____o = ____________________________________
conde_____a = _________________________________
a ______altante = ________________________________
a ______alto = ___________________________________
conden____ar = ___________________________________
a_____inar = _____________________________________
recur____o = ______________________________________
con ____istência = _________________________________
Atividade para o dia 08/04/2020
Matemática
Problemas:
- Gustavo tem 160 figurinhas. Seu primo tem 42 a menos. Quantas figurinhas tem o primo de Gustavo?
Cálculo
Resposta: ____________________________________________________
- Numa fábrica de bolas foram feitas duas centenas e meia de bolas. Já foram vendidas 185. Quantas bolas ainda restam?
Cálculo
Resposta: ____________________________________________________
- Havia 65 ovos numa caixa. Quebraram- se 17 ovos. Quantos sobraram?
Cálculo
Resposta: ___________________________________________________
- Um sorveteiro recebeu 1610 sorvetes para vender. Vendeu 1207 sorvetes. Com quantos sorvetes o sorveteiro ficou?
Cálculo
Resposta: ____________________________________________________
- Comprei uma caixa com sete dezenas e meia de chocolates. Dei duas dúzias à vovó. Com quantos chocolates fiquei?
Cálculo
Resposta: ___________________________________________________
- Vovó tem 66 anos e vovó tem 58 anos. Qual a diferença entre as idades de vovô e vovó?
Cálculo
Resposta: ____________________________________________________
- Chegaram para a escola 526 latas de leite. Foram distribuídas 128 latas. Quantas latas ainda restam para distribuir?
Cálculo
Resposta: ___________________________________________________
- Ganhei um álbum para colar 495 figurinhas. Já tenho 287. Quantas figurinhas faltam para completar o álbum?
Cálculo
Resposta: __________________________________________________
- Uma doceira fez 870 docinhos. Já vendeu 685. Quantos docinhos há para vender?
Resposta
Resposta: ___________________________________________________
- Manuel tinha uma centena e meia de bolas de gude. Perdeu 75 bolas no jogo. Com quantas bolas de gude Manuel ficou?
Cálculo
Resposta: ___________________________________________________
- Do número 800, subtraí certo número e obtive 150 como diferença. Que número eu subtraí de 800?
Cálculo
Resposta: ____________________________________________________
- Marcelo tem 314 chaveiros e Frederico tem 276. Qual é a diferença de número de chaveiros entre os dois?
Cálculo
Resposta: ____________________________________________________
4º Ano “B” (prof.ª Elisangela)
Matemática
Problemas:
- Camila tem 8 caixas com 35 bombons em cada uma. Quantos bombons há em todas as caixas?
- Um alfaiate comprou 9 peças de tecido com 30 metros cada uma. Quantos metros de tecido o alfaiate comprou?
- João estocou 85 caixas contendo 5 tubos de cola cada uma. Quantos tubos de cola João estocou?
- Em uma estante há 5 prateleiras com 68 livros cada uma. Quantos livros há na estante?
- Um livro tem 356 páginas. Quantas páginas haverá em 7 livros iguais?
Geografia
Desenhe um quarteirão. Coloque nele quatro casas com quintal. Lembre-se dos limites entre os terrenos das casas.
Português
Que Nome !
Este João Setepanças passou a infância, todos os anos de escola, tendo de aguentar as gozações dos colegas. E depois de adulto, a coisa não melhorou. Cada vez que ele tinha de assinar uma carta, ou um cheque, ou apresentar um simples documento – carteira de identidade, de trabalho, de motorista – , lá vinham os risinhos e as risotas.
Então, um belo dia, João Setepanças não aguentou mais e resolveu mudar de nome. Foi dureza! João Setepanças passou dias, semanas e meses sendo empurrado de um guichê para outro, enfrentando filas intermináveis, escrevendo requerimentos, petições e ofícios em dezenas de vias assinadas. E em cada cartório, cada “firma reconhecida” lhe custava no mínimo uma gargalhada de gozação, além do preço do tal carimbo…
Até que, por fim, vencidas todas as etapas daquele tremendo “enduro”, chegou o momento tão esperado. Solene, o alto funcionário encarregado do seu caso lhe fez a pergunta que iria mudar toda a sua vida:
_ Senhor João Setepanças, como deseja chamar-se de hoje em diante?
E o nosso herói, vibrando de felicidade, respondeu em alto e bom som:
_ BENEVIDES SETEPANÇAS, Excelência !
E é assim que ele se chama, até hoje. Sem nenhuma pança a menos.
( Tatiana Belink )
1) Você achou que o personagem fez boa escolha na troca do nome? Por quê?
2) Se você estivesse no lugar dele, que mudança faria no nome?
3) É correto fazer gozação com o nome das pessoas? Por quê?
4) Quais eram as reclamações do João Setepanças?
5) Desenhe a expressão do rosto de João Setepanças, quando faziam gozação com o nome dele:
Correção da atividade referente ao dia 07/04
História:
- Sugestão: eles viviam da caça e da pesca, construíam moradias com o que a natureza lhes oferecia (troncos, folhas de árvore, palhas etc), usavam plantas para curar doenças, entre outros hábitos.
- pessoal.
- pessoal.
Português
1)
a) massagista: mas – sa – gis – ta.
b) dezessete:de – zes – se – te.
c) passaporte: pas – sa – por -te
d) ansioso: an – si – o – so.
e) sessenta: ses – sen – ta.
f) missal: mis – sal.
g) assado: as – sa – do.
h) solidão: so – li – dão.
i) bolsa: bol – sa.
j) pensamento: pen – sa – men – to.
k) assinar: as – si – nar.
l) passado: pas – sa – do.
2)
A) COMPASSO
B) VALSA
C) PÁSSARO.
D) PASSAPORTE
E) FALSO
F) MANSO.
Matemática
8 x 7 = 56 7 x 8 = 56
6 x 3 = 18 3 x 6 = 18
8 x 5 = 40 5 x 8 = 40
9 x 6 = 54 6 x 9 = 54
5 x 3 = 15 3 x 5 = 15
3 x 9 = 27 9 x 3 = 27
9 x 7 = 63 7 x 9 = 63
5º Ano “A” (prof.ª Maria Elisabete)
Alunos do 5º ano:
-Assistirem a vídeo-aula do link abaixo;
– Resolver as atividades propostas sobre: Numerais
https://www.youtube.com/watch?v=pw-o1-VW6K4
Atividades 1º Bimestre
1) Numere a segunda coluna de acordo coma classificação dos numerais da primeira coluna.
( 1 ) Bebi meio litro de água.
( 2 ) Eu tenho oito lápis.
( 3 ) Ganhei o dobro de você.
( 4 ) Sou o segundo da fila.
( ) multiplicativo
( ) fracionário
( ) ordinal
( ) cardinal
2) Classifique os numerais em: cardinais, ordinais, multiplicativos ou fracionários.
quatrocentos _______________________ triplo ___________________________
um terço __________________________ primeiro ________________________
dezesseis avos _____________________ sexagésimo _____________________
dois livros ________________________ quinto lugar ____________________
dobro do resultado _________________ meio quilo _____________________
3) Faça conforme o modelo.
“As três tias eram as primeiras a chegar.”
três – numeral cardinal
primeiras – numeral ordinal
a) Minha avó completou sessenta e sete
……………………………………………………………………………………………………………………………
b) É a segunda vez que você chega atrasado.
……………………………………………………………………………………………………………………………
c) Comprei cinco
………………………………………………………………………………………………………………………..
d) Telefonou pela vigésima
……………………………………………………………………………………………………………………….
e) Tenho dois irmãos e duas irmãs.
………………………………………………………………………………………………………………………
………………………………………………………………………………………………………………………
4) Classifique os numerais colocando :
O – para ordinais
C – para cardinais
M – multiplicativo
F – fracionário
a) dois ( ) b) dezesseis ( ) c) metade ( )
d) quinto ( ) e) um quarto ( ) f) sete ( )
g) primeiro ( ) h) setenta e cinco ( ) i) oitavo ( )
j) um terço ( ) k) quarto ( ) l) décimo ( )
5) Substitua as palavras em destaque por um numeral multiplicativo fazendo as adaptações necessárias.
a) Papai ganha duas vezes mais que mamãe.
………………………………………………………………………………………………………………………………….
b) Gastei quatro vezes mais que você.
…………………………………………………………………………………………………………………………………
c) Sua casa é três vezes maior do que a minha.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
d) Tenho seis vezes mais do seu dinheiro.
………………………………………………………………………………………………………………………………
6) Elabore um pequeno texto usando os seguintes numerais do quadro abaixo.
dezenove peixinhos |
um milhão de estrelas |
doze xícaras |
triplo de você |
R$ 236,00 |
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tag:Agenda