Agenda dia 23/03/2020 – Ensino Médio
1º Ano Ensino Médio
ARTE
Conteúdo: O que é arte?
RESPONDA:
- O que é arte para você?
- A arte está presente em sua vida? De que modo?
- Você realiza alguma atividade artística? O que lhe interessa mais nessa atividade?
BIOLOGIA
Conteúdo: Origem da Vida
1) Se hoje é possível encontrar alimentos nas prateleiras dos supermercados, do leite a sucos, que podem ser estocados por mais tempo, preservando suas características, isso se deve ao cientista Louis Pasteur e sua técnica de
- a) aquecimento ôhmico.
- b) irradiação.
- c) pasteurização.
- d) eutrofização.
- e) pressão hidrostática.
2) (OMEC – SP) A hipótese de que moléculas complexas, semelhantes às que formam os seres vivos atuais, poderiam ter-se formado nas condições da Terra primitiva tem sido testada por vários cientistas, dentre os quais Stanley Miller.
Sobre esse assunto, responda:
- Quais os gases que constituíam a atmosfera primitiva?
- O que são coacervados?
Química
Faça um resumo sobre os modelos atômicos. Apostila páginas 5 a 8.
História
– Ler sobre a Antiguidade Africana, nas páginas 50, 51 e 52 e fazer um resumo no caderno dos principais pontos.
MATEMÁTICA
Conjuntos e Conjuntos Numéricos
Página 21 – Aprofundamento (exercício 16)
RESPOSTA: Dados dois conjuntos iguais; seus elementos também serão iguais; então: x = 0 e y = 7. A única alternativa correta é a letra e , onde x + y = 7; ou seja, 0 + 7 = 7.
FÍSICA
FÍSICA 1– INTRODUÇÃO À FÍSICA E A CINEMÁTICA ESCALAR– APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO – COMPREENSÃO- PÁGINA 32 – EXERCÍCIO 1
2º Ano Ensino Médio
BIOLOGIA
Conteúdo: Reprodução
1) Na agricultura, a possibilidade de as plantas se propagarem vegetativamente proporcionou, ao longo do tempo, grandes avanços nas técnicas de produção. Na prática da agricultura, muitas variedades de plantas com características vantajosas, como a grande produtividade ou resistência a certas pragas, são propagadas assexuadamente com a produção de clones ou enxertias. Sobre os processos de reprodução assexuada é possível afirmar:
- a) O brotamento é uma forma de reprodução que favorece a diversidade genética dos seres vivos.
- b) Alguns organismos unicelulares reproduzem-se por meio de esporos.
- c) Brotamento e regeneração são processos pelos quais novos indivíduos são produzidos por meio de mitoses.
- d) A regeneração de um pedaço ou secção de um organismo, gerando um indivíduo completo, não pode ser considerada uma forma de reprodução.
- e) Por meio da reprodução assexuada é pequeno o aumento do número de descendentes, pois o processo envolve um pequeno gasto de energia.
2) A reprodução sexuada pode ocorrer de muitas formas diferentes nos mais diversos seres vivos. Mesmo se apresentando de diversas formas, alguns eventos são comuns a toda reprodução sexuada, independentemente da espécie em que ocorra. Qual dos eventos a seguir acontece em qualquer tipo de reprodução sexuada?
- a) Cópula entre indivíduos de sexos diferentes.
- b) Diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário.
- c) Formação de células reprodutivas dotadas de flagelos.
- d) Formação de testículos e de ovários.
- e) União de dois núcleos celulares haploides.
Geografia
ATIVIDADES
- O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar às próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. A que se deve esse fator?
- Que fator indica corretamente o processo que ocorre em áreas de perseguições religiosas, políticas ou ideológicas, guerras, conflitos políticos, falta de oportunidade de trabalho no local de origem, concentração fundiária?
- Assinale duas características que expliquem altos índices de mortalidade infantil em países pobres, como os latino-americanos ou africanos.
- Baixo padrão sanitário
- Precária assistência médico-sanitária.
- Baixo índice de subnutrição
- Alto padrão sanitário
Lembrete: todas as atividades serão corrigidas por mim, por isso não enviarei as respostas.
Língua Espanhola
ATIVIDADE PARA SEGUNDA-FEIRA (23 DE MARÇO DE 2020) – 1 hora-aula.
1- Resumir, no caderno de Espanhol, o texto “Viviendas del Mundo”, (página 4, 5, 6 e 7 Módulo 9 Ensino Médio).
Atenção: Fazer o resumo em espanhol.
Lembre-se:
*Citar ,logo no início de seu resumo, o nome do texto e autor (se houver o nome do autor);
*Selecionar as informações mais relevantes e reescrevê-las.
Fazer no caderno de Espanhol com o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas.
Química
Resolva os exercícios abaixo:
1 – Calcule a densidade absoluta do gás nitrogênio a 27ºC e 5 atm.
2 – Calcule a densidade do gás CO₂ em CNTP.
3 – Calcule a densidade absoluta do gás oxigênio (O₂) a 127ºC e 2 atm.
FÍSICA
FÍSICA 9 – TERMOMETRIA E CALORIMETRIA – página 39 – exercício 1
3º Ano Ensino Médio
Espanhol
Fazer os testes da apostila 14
Págs.: 28, 29 e 30.
Respostas:
- dados:
- Não dirigiu muitos filmes.
- Dirigiu várias séries e novelas.
un paseo por las nubes e zapata, el sueño de um héroe.
- lo: ler este best-seller
La: la película como agua para chocolate.
- caracterização: drama semelhante a telenovelas.
Diferença: como agua para chocolate prende o espectador e pasión de gavilanes é entediante.
- Que conste que no se trata de ningún peliculón.
- Pero para pasar las tardes es perfectamente válida.
- Avaliação: os atores fazem muito bem seu trabalho.
15.
- Errada
- Certa
- Errada
- Errada
- Errada
- Certa
- Errada
- Errada
16.
- Errada
- Errada
- Certa
- Errada
- Errada
- Errada
- Certa
- Errada
- Certa
- a)
BIOLOGIA
Conteúdo: Digestão
- O pâncreas participa da digestão de proteínas e de gorduras porque
- a) produz tripsina, que transforma as proteínas em peptídeos menores, e lipase pancreática, que digere lipídios.
- b) produz enzimas proteolíticas e bile, que emulsiona as gorduras.
- c) produz tripsina, que transforma as proteínas em peptídeos menores, e bile, que emulsiona as gorduras.
- d) produz enzimas como a
amilase pancreática e lipase pancreática, que digere lipídios.
- e) produz tripsina e quimiotripsina, que transformam as proteínas em peptídeos menores, e lipase pancreática, que digere lipídios.
2) Animais precisam comer. Para sobreviver e reproduzir, eles devem também equilibrar o consumo, o armazenamento e a utilização do alimento. Morcegos, por exemplo, armazenam energia, principalmente na forma de gordura corporal, para períodos de hibernação. Comer pouco, demais ou a combinação errada de alimentos pode colocar a saúde do animal em risco.
A digestão é o segundo estágio do processamento alimentar, e se faz extremamente necessária, visto que os animais não conseguem utilizar diretamente as proteínas, os carboidratos, os ácidos nucleicos, as gorduras, e os fosfolipídeos no alimento. Um dos problemas é que essas moléculas são muito grandes para passar pelas membranas e entrar nas células do animal.
Para auxiliar a absorção dos nutrientes necessários, nosso corpo conta com glândulas e enzimas que participam desse processo. Sobre elas é incorreto afirmar:
- a) Os ácidos e as enzimas quebram os alimentos em pequenas moléculas para que melhor sejam absorvidos.
- b) Parte do amido é digerido pela ptialina, que o transforma em maltose.
- c) Parótidas, submandibulares e sublinguais são glândulas localizadas no interior e ao redor da cavidade bucal, produzindo a saliva.
- d) A pepsina participa na digestão química no estômago e diferentemente das demais enzimas, atua melhor em ambiente altamente alcalino.
- e) A presença do alimento estimula o reflexo nervoso que leva as glândulas salivares a liberar a saliva pelos dutos para a cavidade oral.
Química
Faça um resumo sobre hidrocarbonetos. Apostila páginas 16 a 20.
História
– Responder as páginas 23 a 26
Filosofia
– Ler e responder as páginas 31 e 32
Matemática
Resposta:
FÍSICA
Física 16 – Eletrodinâmica II – Aplicação do Conhecimento – Compreensão- página 18 – exercício 1
Tag:Agenda