Agenda dia 30/03/2020 – Ensino Médio
1º Ano Ensino Médio
Resposta de matemática dia 27/03
MATEMÁTICA 1 – Conjuntos e Conjuntos Numéricos Página 38 – Aplicação do Conhecimento – COMPREENSÃO (exercício 4)
RESPOSTA: alternativa C
FÍSICA
FÍSICA 1– INTRODUÇÃO À FÍSICA E A CINEMÁTICA ESCALAR– APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO – COMPREENSÃO- PÁGINA 32 – EXERCÍCIO 6
Química
Faça o esquema que representa a distribuição eletrônica de Linus Pauling ( página 14)
História
Ler sobre a Antiguidade Oriental, nas páginas 55, 56 e 57 e fazer um resumo no caderno dos principais pontos.
ARTE
Conteúdo: Origens das manifestações artísticas.
Acredita-se que, a partir de cerca de 50 mil anos atrás, os seres humanos, em várias partes do mundo, começaram a manifestar alguns comportamentos próximos aos que temos hoje. Nessa atividade, você representará duas situações por meio de desenhos: Um desenho deve ser sobre o mundo atual, a realidade em que vivem. O outro desenho deve ser sobre o mundo de nossos ancestrais, milhares de anos atrás. Vocês devem desenhar o que imaginam, sem pesquisar.
BIOLOGIA
Conteúdo: Água
1) Pesquise sobre as propriedades da água e responda as seguintes questões:
- Por que o gelo flutua na água?
- Por que, nas regiões polares, a água do fundo dos oceanos, rios e lagos não se congelam?
- Como você explica a sobrevivência de animais nas águas polares?
Correção das atividades referente ao dia 25/03
- D
- E
- pessoal
2º Ano Ensino Médio
FÍSICA
FÍSICA 9 – TERMOMETRIA E CALORIMETRIA – página 39 – exercício 3
Língua Espanhola
1-) Fazer a tradução no caderno de Língua Espanhola do texto da página 18 e 19 da apostila módulo 9, “Los niños olvidados del vetedero”
Química
Leia o quadro de conectividade da página 24, faça um pequeno resumo sobre ele e assista o vídeo indicado no quadro.
BIOLOGIA
A questão do aborto
Dráuzio Varella
Desde que a pessoa tenha dinheiro para pagar, o aborto é permitido no Brasil. Se a mulher for pobre, porém, precisa provar que foi estuprada ou estar à beira da morte para ter acesso a ele. Como consequência, milhões de adolescentes e mães de família que engravidaram sem querer recorrem ao abortamento clandestino, anualmente.
A técnica desses abortamentos geralmente se baseia no princípio da infecção: a curiosa introduz uma sonda de plástico ou agulha de tricô através do orifício existente no colo do útero e fura a bolsa de líquido na qual se acha imerso o embrião. Pelo orifício, as bactérias da vagina invadem rapidamente o embrião desprotegido. A infecção faz o útero contrair e eliminar seu conteúdo.
O procedimento é doloroso e sujeito a complicações sérias, porque nem sempre o útero consegue livrar-se de todos os tecidos embrionários. As membranas que revestem a bolsa líquida são especialmente difíceis de eliminar. Sua persistência na cavidade uterina serve de caldo de cultura para as bactérias que subiram pela vagina, provoca hemorragia, febre e toxemia.
Embora cada um de nós tenha posição pessoal a respeito do aborto, é possível caracterizar três linhas mestras do pensamento coletivo em relação ao tema.
Há os que são contra a interrupção da gravidez em qualquer fase, porque imaginam que a alma se instale no momento em que o espermatozoide penetrou no óvulo. Segundo eles, a partir desse estágio microscópico, o produto conceptual deve ser sagrado. Interromper seu desenvolvimento aos dez dias da concepção constituiria crime tão grave quanto tirar a vida de alguém aos 30 anos depois do nascimento. Para os que pensam assim, a mulher grávida é responsável pelo estado em que se encontra e deve arcar com as consequências de trazer o filho ao mundo, não importa em que circunstâncias.
No segundo grupo, predomina o raciocínio biológico segundo o qual o feto, até a 12ª semana de gestação, é portador de um sistema nervoso tão primitivo que não existe possibilidade de apresentar o mínimo resquício de atividade mental ou consciência. Para eles, abortamentos praticados até os três meses de gravidez deveriam ser autorizados, pela mesma razão que as leis permitem a retirada do coração de um doador acidentado cujo cérebro se tornou incapaz de recuperar a consciência.
Finalmente, o terceiro grupo atribui à fragilidade da condição humana e à habilidade da natureza em esconder das mulheres o momento da ovulação, a necessidade de adotar uma atitude pragmática: se os abortamentos acontecerão de qualquer maneira, proibidos ou não, melhor que sejam realizados por médicos, bem no início da gravidez.
Conciliar posições díspares como essas é tarefa impossível, por isso faz-se necessário o conhecimento dos métodos contraceptivos, que:
- a) são utilizados por pessoas com vida sexual ativa e querem evitar somente a gravidez.
- b) protegem apenas contra a gravidez tornando o indivíduo vulnerável a doenças venéreas.
- c) por necessitarem de intervenções cirúrgicas, são irreversíveis, dificultando que a mulher possa engravidar no futuro.
- d) servem para evitar uma gravidez não programada ou prevenir doenças sexualmente transmissíveis, este último somente ocorre quando o método utilizado for o preservativo.
- e) são vantajosos apenas para as mulheres, pois são utilizados inclusive no tratamento de ovário policístico.
3º Ano Ensino Médio
Respostas de espanhol dia 27/03
- e)
- a)
Resposta de matemática dia 27/03
Matemática 16 – Polinômios – Aplicação do Conhecimento- Desenvolvimento- página 18- exercício 9
RESPOSTA: alternativa B
FÍSICA
Física 16 – Eletrodinâmica II – Aplicação do Conhecimento – Compreensão- página 18 – exercício 3
Química
Faça um esquema sofre a função orgânica Álcool, descrevendo o grupo funcional, a classificação, a nomenclatura e alguns exemplos.
História
Responder páginas 41 e 42
Filosofia
Ler e responder as páginas 33 a 36
BIOLOGIA
Conteúdo: Sistema excretor
1) Os rins são órgãos fundamentais para a homeostase do corpo humano. Eles desempenham basicamente duas funções: filtração e reabsorção. Retiram e eliminam os produtos finais do metabolismo celular, como
- a) ureia, amônia, excesso de água e sais.
- b) amônia, ureia e excesso de água.
- c) ureia e excesso de água e hormônios.
- d) ureia, ácido úrico, excesso de água e sais.
- e) ureia, ácido úrico, amônia, excesso de água e sais.
2) As afirmações abaixo relacionam-se à excreção humana.
01) Os néfrons produzem a urina por meio de filtração e reabsorção.
02) Os bacinetes auxiliam na formação da urina.
04) Os ureteres conduzem a urina dos rins para a bexiga.
08) A bexiga armazena a urina.
16) A uretra conduz a urina para o meio externo.
( ) SOMA
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