Agenda dia 31/03/2020 – Ensino Fundamental II
6º Ano “A”
Espanhol
- Escribe la forma correcta del verbo tener en presente de indicativo.
- Mañana _______ _______ muchos quehaceres. (yo)
- Todos los niños _______ ______ sus derechos y deberes. (ellos)
- Esa chica _______ _______ una familia muy grande. (ella)
- ¿ _______ _______ alguna duda sobre lo que han visto? (vosotros)
- _______ _______ muchos planes para el futuro. (nosotros)
Geografia
Realizar uma breve pesquisa sobre ” os planetas e seus satélites”.
Língua Portuguesa/Literatura
1-) Caderno de Língua Portuguesa.
Consulte a página 81, e dê a definição dos substantivos a seguir. Coloque um exemplo em cada tipo de substantivo. Responda no caderno de Língua Portuguesa. Caso necessário, procure os exemplos nas páginas de exercício 81 e 82.
- a) Substantivo próprio –
- b) Substantivo comum –
- c) Substantivo coletivo –
- d) Substantivo concreto –
- e) Substantivo abstrato –
Educação Física
Jogos de tabuleiro – Xadrez
Os jogos de tabuleiro além do caráter lúdico, estimula o raciocínio, tomada de decisão, aspectos sociais, cognitivos e afetivos. Segue o link para uma partida de xadrez, com vários níveis de dificuldade. Basta clicar no link e apertar para iniciar a partida.
https://www.chess.com/pt-BR/play/computer
ARTE
Conteúdo: Música e comportamento
Escreva sobre as propriedades do som:
- altura:
- intensidade:
- duração:
- timbre:
7º Ano “A”
Espanhol
- Conjuga los verbos ente paréntesis en presente de indicativo. Verbos regulares)
- Los alumnos _____ _____ (protestar) por mejores condiciones de estudio.
- Pablo ______________ (llegar) muy temprano al trabajo.
- Nunca _____________ (comer) nada antes de acostarme.
- Felipe ______________ (hablar) a su padre sobre sus planes.
- ¿Tú ______________ (creer) que hay futuro para esa gente?
Geografia
Com base nas nossas discussões em sala responda as questões 1,2 e 3 da página 246.
Língua Portuguesa/Literatura
Aula Literatura
1- Resumir o terceiro capítulo de “Anjo da morte” – Pedro Bandeira. (Livro para leitura do primeiro Bimestre)
Atenção: No PDF (que segue endereço abaixo) estará na página 17 até 20.
Segue anexado o link para quem ainda não adquiriu o livro. O arquivo está disponível em PDF no seguinte site:
https://docs.google.com/file/d/0B9OhPcVLJA59ZzRveXZnSGdYYkk/edit
Lembre-se:
*Citar ,logo no início de seu resumo, o nome do livro, autor e capítulo.
*Não copiar trechos;
*Selecionar as informações mais relevantes e reescrevê-las com suas palavras.
Fazer no caderno de Literatura com o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas.
Correção do dia 30/03
Correção: as respostas corretas estão em negrito.
1-) Sobre os adjetivos, é correto afirmar:
- a) Classe de palavras que se caracteriza por delimitar o substantivo, atribuindo-lhe qualidades, estados, aparência etc.
- b) Classe de palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do advérbio.
- c) Classe de palavra que vem antes do substantivo, indicando se ele é determinado ou indeterminado.
- d) Classe de palavra invariável que exprime estados emocionais.
- e) Conjuntos de verbos que, em uma determinada frase, desempenham valor de um único verbo.
2-) (CESGRANRIO) Assinale a oração em que o termo cego(s) é um adjetivo:
- a) Os cegos, habitantes de um mundo esquemático, sabem onde ir…
- b) O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite escura da alma…
- c) Todos os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.
- d) Naquele instante era só um pobre cego.
- e) … da Terra que é um globo cego girando no caos.
3-) Qual a função da palavra cego(s) nas alternativas onde ela não é um adjetivo?
- a) substantivo
- b) numeral
- c) pronome
- d) conjunção
História
Correção da atividade página 161
- A grande maioria da população do Oriente Médio é composta de povos islâmicos. No Oriente Médio, apenas Israel possui a maioria da população que segue outra religião. Esse Estado foi criado em 1948 pela ONU. No entanto,havia na Palestina uma população árabe colonizada pelos ingleses,que também queria liberdade e a fundação de seu próprio país.
- Porque a região da Palestina era,segundo a Bíblia, a terra prometida por Deus ao profeta Abraão. Foi justamente nesse local que se instalou a nação judaica.
- Em virtude de vários desentendimentos políticos e religiosos, israelenses e palestinos disputam os territórios da região. Algumas guerras ocorrem ,tendo Israel vencido todas .Por isso , hoje grande parte dos territórios palestinos estão sob controle israelense.
- Não. A ONU reconheceu a Palestina como um Estado observador não membro .No final de 2012,deixando de ser apenas uma “entidade” observadora, mas ainda não foi decidido internacionalmente que se tornaria um Estado independente.
Atividade de hoje
- Fazer um resumo de 20 linhas,
O governo de Justiniano;
- Se encontra na apostila página 139 ou pode pesquisar na internet.
ARTE
Conteúdo: Escrever uma música?
Escreva sobre os elementos básicos da música:
- Harmonia:
- Melodia:
- Ritmo:
8º Ano “A”
Espanhol
Apostila Págs.: 41 e 42. Exercícios 1, 2 e 3.
Geografia
Responder os exercícios 1, 2 e 3 da página 211.
Língua Portuguesa/Literatura
1-) Aula de literatura
1- Resumir o primeiro capítulo de “Senhora” – José de Alencar. (Livro para leitura do primeiro Bimestre)
Atenção: O livro é dividido por partes, vocês farão o capítulo IV da parte “O preço” que no PDF estará nas páginas 9 até 13.
Segue anexado o link para quem ainda não adquiriu o livro. O arquivo está disponível em PDF no seguinte site:
https://dynamicon.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Senhora-de-Jos%C3%A9-de-Alencar.pdf
Lembre-se:
*Citar, logo no início de seu resumo, o nome do livro, autor e capítulo.
*Não copiar trechos;
*Selecionar as informações mais relevantes e reescrevê-las com suas palavras.
Fazer no caderno de Literatura com o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas.
Educação Física
Leitura do texto:
Como funcionam os cartões no handebol
Assim como no futebol, durante as partidas de handebol, os candidatos podem ser punidos por meio de cartões vermelhos e amarelos dados pelo árbitro.
Neste esporte, as faltas são registradas quando há ocorrência de toque de bola nos pés ou outras partes do corpo, quando um jogador tenta arrancar a bola das mãos de outro, ou ainda quando há agressões físicas entre os jogadores.
Uma curiosidade interessante é que os únicos jogadores que podem tocar a bola com os pés, sem haja marcação de falta, são os goleiros.
Em casos de faltas mais leves, elas são punidas pela arbitragem por meio do cartão amarelo. Contudo, durante uma partida um jogador poderá receber somente três cartões amarelo. No segundo consecutivo ele é punido com dois minutos fora da partida, no terceiro, ele estará automaticamente eliminado do jogo.
Quando são registradas faltas mais graves, os árbitros lançam mão do cartão vermelho. Assim, o jogador é imediatamente expulso do jogo. Como penalidade, sua equipe terá que ficar dois minutos com um jogador a menos em campo. Decorrido este tempo, ele poderá ser substituído.
Inglês
Traduza o texto a seguir:
Sandra is very beautiful, young, and successful. She’s a famous actress. She’s also very rich. Her house near the beach is big and beautiful, and her car is very expensive. Her fans love her. But is she happy?Sandra says, “yeah, I’m young, rich, beautiful, and famous. People think rich people are happy. That’s not always true!“Sandra’s brother, Mike, is her manager. He says, “Sandra is only 18. She enjoys acting and entertaining people. But she’s not happy. She doesn’t like being famous.““It’s true,” Sandra says. “I’m never alone. Reporters are everywhere. Wherever I go, they’re there. They’re outside my house all the time! That’s so annoying!“.
9º Ano “A”
Espanhol
Apostila Pág.: 35. Exercícios 3 e 4
Geografia
Realize uma breve pesquisa sobre os Cânions, nos Estados Unidos, em especial sobre sua importância geológica e turística.
Língua Portuguesa/Literatura
Redação: Carta de reclamação
1-) Consulte as páginas 64, 65 e 66 e relembre as características de uma carta de reclamação. Observe sua estrutura. Em seguida, escreva uma carta de reclamação a uma grande empresa reclamando sobre um serviço ou produto comprado que chegou com defeitos. Argumente sobre seus direitos como consumidor, e solicite a troca ou devolução do dinheiro. Siga a estrutura do modelo da página 65. Sua carta deve ter o mínimo de 12 linhas e o máximo de 20 linhas.
Educação Física
Exercício físico na quarentena
Se você está respeitando a quarentena, para impedir o avanço da Covid-19, pode estar entediado de ficar “preso”. Mas aqui vai uma orientação, respeitas as medidas impostas e fique em casa. Mas não fique em casa deitado o tempo todo ou sentado, movimente-se. Se você já frequentava uma academia, procure-a nas redes sociais das mesmas que elas estão tentando manter uma rotina de treinos. Se você não frequentava uma academia ou um treino de uma modalidade especifica, pegue este tempo para fazer uma mudança de hábitos e comece a praticar exercício físico. Comece leve, respeitando o seu corpo, uma simples caminhada pela casa já é suficiente para começar. Se precisar de alguma orientação me procure.
Correção de Matemática
MATEMÁTICA Volume 1 – página 390 – MURAL DO CONHECIMENTO – exercício 2
RESPOSTA: Preferencialmente quando se quer escrever números muito grandes ou muito pequenos
MATEMÁTICA
Volume 1 – página 390 – MURAL DO CONHECIMENTO – exercício 3
Tag:Agenda