Agenda dia 07/04/2020 – Ensino Fundamental I
1º Ano “A”
Português
1- Leia as palavras abaixo:
BAÚ FOCA DADO DUDA CACAU FICA ANA
CACO FOFA BEBÊ GALO DIA GOIABA AI
GAGO FUI BOI CABO BOIA CUCO DEDO
Agora escreva cada palavra de acordo com sua letra correspondente, siga o exemplo da letra A:
Letra inicial Palavras
A – ANA – AI
B – _______________________________________________________________
C – _______________________________________________________________
D – _______________________________________________________________
F – _______________________________________________________________
G – _______________________________________________________________
2- Faça a leitura dos encontros vocálicos abaixo, e depois reescreva-os nas linhas abaixo:
AI EU UI OI EI AU IA OU EIA UAI
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
3 – Faça a atividade abaixo:
Matemática
1- Faça as atividades abaixo:
Ciências
Hábitos de higiene
Podemos correr, brincar, caminhar, pular e nos divertir muito, mas precisamos
sempre manter o corpo saudável e limpo. Para isso, é necessário tomar banho
e escovar bem nossos dentes para evitar cáries, mau hálito e doenças da gengiva.
1 – Recorte e cole em uma folha sulfite objetos que você usa durante o banho:
2 – Agora faça um desenho que represente você escovando seus dentes, e depois logo em seguida pratique o hábito saudável de escovar seus dentes.
1º Ano “B”
Português.
1) Assista ao link abaixo:
Família Silábica Letra F – fa fe fi fo fu fão – Educação Infantil #
|
2) Faça a atividade abaixo:
3) Faça a família silábica da letra f:
___________________________________________________________________________________________________________________.
4) Junte as sílabas e forme palavras:
fa + ca = ________________________ fa + da = ____________________________
fo + fa = ________________________ bi + fe = ____________________________
fo + fo = ________________________ fu + bá = ___________________________
Matemática.
1) Faça a atividade abaixo:
2) Copie a família numérica:
50 51 52 53 54 55 56 57 58 59
_____ _____ _____ _____ _____ _____ _____ _____ ______
Geografia.
Cada um de nós mora em uma casa, ou em um apartamento.
1) Desenhe a sua moradia, com o máximo de detalhes que você conseguir.
2º Ano “A” e “B”
Matemática
Arme e resolva as seguintes adições e escreva o resultado por extenso:
124 + 123 = ___________________________________________________________________
236 + 113 =____________________________________________________________________
274 + 220 =____________________________________________________________________
87 + 12 =______________________________________________________________________
53 + 13 =______________________________________________________________________
43 + 12 =______________________________________________________________________
35 + 34 =______________________________________________________________________
142 + 122 =____________________________________________________________________
223 + 143 =____________________________________________________________________
438 + 231 =____________________________________________________________________
Português
- Complete com Ç ou SS e em seguida copie as palavras:
carro_____a __________________________________
pá_____aro ___________________________________
gar_____om __________________________________
pa_____arinho _________________________________
coro_____o ___________________________________
o______o _____________________________________
pa_____adeira _________________________________
mo_____o _____________________________________
va_____oura ___________________________________
carro_____el ___________________________________
- Faça frases usando as palavras da atividade anterior:
- Escreva 15 palavras com Ç:
- Escreva 15 palavras com SS:
3º Ano “A” e “B”
Atividades de Matemática
1- Lídia, na aula de Matemática, recebeu um quadro com estrelinhas igual ao da figura a seguir para serem circuladas em grupos de 10.
A quantidade de dezenas que Lídia formará é
(A) 3 dezenas
(B) 4 dezenas
(C) 5 dezenas
(D) 6 dezenas
2- Carla agrupou em dezenas as estrelinhas do quadro a seguir:
Quantas dezenas de estrelas foram formadas por Carla?
(A) 6
(B) 7
(C) 8
(D) 9
3- Para enfeitar a escola, a Diretora comprou bandeirinhas e lanterninhas.
A quantidade de enfeites comprados foi de:
(A) 47 enfeites.
(B) 40 enfeites.
(C) 37 enfeites.
(D) 7 enfeites.
4- Observe abaixo a coleção de bonecas de Ana.
De acordo com esse desenho, quantas bonecas Ana tem nessa coleção?
A) 8
B) 15
C) 16
D) 10
5- Observe os brinquedos da coleção de André:
A quantidade de brinquedos de André é:
A) 3
B) 9
C) 15
D) 12
6- Veja os brinquedos que João Pedro ganhou do seu irmão Vítor.
Marque quantos carros João Pedro ganhou.
A) 2
B) 4
C) 8
D) 12
Interpretação de texto
Leia o texto abaixo e responda as perguntas:
História do Sorvete
O primeiro relato sobre o sorvete data de mais de 3 mil anos atrás, e tem sua origem no Oriente. Os chineses costumavam preparar uma pasta de leite de arroz misturado à neve, algo parecido com a atual raspadinha.
No Brasil, a primeira sorveteria nasceu em 1835, quando um navio americano aportou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas. Na época, não havia como conservar o sorvete gelado, por isso ele tinha que ser consumido logo após seu preparo.
Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/culinaria/historia-do-sorvete
1- Qual é o título do texto?
R.
2- Qual é a origem do sorvete?
R.
3- Quando nasceu a primeira sorveteria no Brasil?
R.
4- Por que o sorvete tinha que ser consumido logo após o seu preparo?
R.
5- Separe as palavras em sílabas:
Sorvete _____________________
Americano _____________________
Frutas _____________________
Gelado _____________________
6- Você já tomou sorvete? Conte sobre esse dia.
É hora de diversão!
Desenhando com Sombras
Esta atividade é muito divertida, Você vai precisar apenas de materiais para desenhar e pintar (papel, lápis, lápis de cor, giz de cera…), encontre um lugar iluminado (pode ser a luz do sol ou uma lâmpada), coloque uma folha de papel e em cima coloque alguns brinquedos de modo que estes projetem sua sombra sobre a folha. Agora é só soltar a imaginação e se divertir!
Faça quantos desenhos quiser, vamos ver como eles vão ficar?
4º Ano “A”
Correção da atividade do dia 06/04/2020
Responda:
Como são chamados os seres que produzem seu próprio alimento?
R: Produtores
Como são chamados os seres que não produzem seu próprio alimento?
R: Consumidores
Que seres são decompositores?
R: Fungos e bactérias
O que são?
- Animais herbívoros:
R: São animais que se alimentam de vegetais, como o coelho, o veado, anta e etc.
- Animais carnívoros:
R: São animais que se alimentam de outros animais, como a onça, as cobras, o lobo- guará, o jacaré, o gavião e etc.
- Animais onívoros:
São animais que se alimentam tanto de vegetais como de outros animais, o ser humano, o porco, por exemplo.
Correção da atividade do dia 06/ 04/ 2020
Matemática
- Escreva para cada um dos números:
O sucessor O antecessor
46 47 75 76
113 114 600 601
90 91 91 92
332 333 320 321
699 700 579 580
170 171 449 450
1429 1430 1449 1500
199 200 998 999
84 85 57 58
321 322 100 101
- Escreva por extenso.
897= Oitocentos e noventa e sete.
666= Seiscentos e sessenta e seis.
374= Trezentos e setenta e quatro.
2413= Dois mil, quatrocentos e treze.
1340= Mil, trezentos e quarenta.
4202= Quatro mil, duzentos e dois.
1200= Mil e duzentos.
3421= Três mil, quatrocentos e vinte e um.
776= Setecentos e setenta e seis.
Atividade para o dia 07/04/2020
Português
- Separe as sílabas.
chuveiro ______________________________________________
campo ________________________________________________
folha _________________________________________________
cigarra ________________________________________________
nascido ________________________________________________
quebrado _______________________________________________
professor _______________________________________________
guitarra ________________________________________________
anta ___________________________________________________
excepcional ______________________________________________
fichário _________________________________________________
passado _________________________________________________
- Reescreva as palavras abaixo em ordem alfabética.
tosse ___ assobio ____ disse _____ sessenta ____ isso ___
gesso ____ professora ____ massagem ___ Cássio ____ fossa.
- ________________________________________
- ________________________________________
- ________________________________________
- ________________________________________
- ________________________________________
- ________________________________________
- ________________________________________
- ________________________________________
- ________________________________________
- ________________________________________
- Complete as palavras com m ou n, depois copie-as na frente.
ve____to ______________________________________
po____te ______________________________________
te____poral ____________________________________
ta____bém _____________________________________
so____bra ______________________________________
seme____tinha __________________________________
po____bal ______________________________________
pla____tar _______________________________________
pe____te _________________________________________
i____seto ________________________________________
fo____te _________________________________________
e____xuto ________________________________________
bri____car ________________________________________
e_____brulhar _____________________________________
- Forme frases com as palavras:
- Samba______________________________________________________________________________________________________________
- Tombo______________________________________________________________________________________________________________
Atividade para o dia 07/04/2020
Matemática
- Arme e resolva as subtrações.
- 280 – 79 =
- 978 – 523 =
- 847 – 267 =
- 928 – 460 =
- 2423 – 1695 =
- 5704 – 2668 =
- 7542 – 3240 =
- 10550 – 8244 =
- 9325 – 811 =
Complete as sequências.
Contando de 4 em 4:
24, 28, ______ , _______ , ________, _______ , ______.
Contando de 8 em 8:
24, 32, _____, ______, _______, ________, ________.
Contando de 2 em 2:
31, 33, _______, _______, _______, _______, _______.
Contando de 6 em 6:
31, 37, _______, ________, _______, ________, ______.
4º Ano “B”
História:
Responda:
- Cite duas características do modo como viviam os indígenas antes de os portugueses desembarcarem em território brasileiro.
- Em sua opinião, a cultura indígena foi importante para a formação do Brasil? Por quê?
- Em seu cotidiano, encontram-se costumes ou contribuições de origem indígena? Em caso positivo, quais?
Português
1) Complete com s ou ss e separe as sílabas das palavras:
Observação: não se iniciam palavras com ss.
- ma _____ agista:
- deze_____ete:
- pa_____aporte:
- an______ioso:
- _____e_____enta:
- mi_____al:
- a_____ado:
- _____olidão:
- bol______a:
- pen_____amento:
- a_______inar:
- pa______ado:
2) Responda as charadas. Atenção! Todas as respostas são escritas com s ou ss.
- Usado para desenhar círculos:__________________
- É dançada em formaturas e casamentos:____________________
- Um animal que voa e canta:________________________
- Quem vai viajar de avião para outro país precisa de um:_________________________
- Que não é verdadeiro:________________________
- Que não é agressivo:___________________________
- Pesquise, recorte e cole palavras com s inicial, s com som de z e ss (dígrafo):
Matemática
Observe.
6 x 4 = 24 4 x 6 = 24
Faça o mesmo.
8 x 7 =
6 x 3 =
8 x 5 =
9 x 6 =
5 x 3 =
3 x 9 =
9 x 7 =
Correção da atividade referente ao dia 06/04
Português
7 – 4 – 3 – 2 – 1 – 6 – 5.
Matemática
1) Resolva as multiplicações.
35 x 8 = 280
30 x 9 = 270
375 x 5 = 1875
68 x 5 = 340
356 x 7 = 2492
66 x 2 = 132
38 x 4 = 152
85 x 5 = 425
264 x 6 = 1584
1200 x 5 = 6000
139 x 8 = 1112
72 x 6 = 432
50 x 7 = 350
280 x 8 = 2240
580 x 7 = 4060
5º Ano “A”
Alunos do 5º ano:
– abrir o link abaixo sobre “Adjetivos pátrios”
-Em seguida , completar a tabela de adjetivos pátrios referentes aos estados brasileiros.
https://www.youtube.com/watch?v=XOWvpnAFs_E
Atividades – Português
1) Complete a tabela com os adjetivos pátrios referentes aos estados brasileiros.
ACRE | |
ALAGOAS | |
AMAPÁ | |
AMAZONAS | |
BAHIA | |
CEARÁ | |
DISTRITO FEDERAL | |
ESPÍRITO SANTO | |
GOIÁS | |
MARANHÃO | |
MATO GROSSO | |
MATO GROSSO DO SUL | |
MINAS GERAIS | |
PARÁ | |
PARAÍBA | |
PARANÁ | |
PERNAMBUCO | |
PIAUÍ | |
RIO DE JANEIRO | |
RIO GRANDE DO NORTE | |
RIO GRANDE DO SUL | |
RONDÔNIA | |
RORAIMA | |
SANTA CATARINA | |
SÃO PAULO | |
SERGIPE | |
TOCANTINS |
2) Leia o texto e circule os adjetivos encontrados.
Lembrando que: Adjetivos são palavras que expressam as qualidades ou características dos substantivos.
A avó
A avó tem cabelos muito brancos, curtos e lisos. Pouco cabelo. A pele é toda enrugada. Parece que já está virando árvore. O corpo também é pequeno. Ela toda parece um pássaro. Usa um xale de renda na cabeça e nas mãos, carrega sempre um livro sagrado e cheiro de cebola.Tem passos miúdos. Às vezes parece orvalho. Já está quase desaparecendo, dá pra notar.
Os olhos pousados em coisas distantes…
Roseana Murray
3) Escreva três adjetivos para cada substantivo abaixo.
a) livro b) amigo c) automóvel
………………………………… ………………………………… ……………………………….
………………………………… ………………………………… ……………………………….
………………………………… ………………………………… ………………………………
Você é capaz! Capriche bastante.
Beijinhos da Profª Beti
Tag:Agenda