Agenda dia 07/04/2020 – Ensino Fundamental II
6º Ano “A”
Espanhol
Assistir o vídeo para fazer a atividade
Link do vídeo: https://youtu.be/M3Mf5tvRXaI
Depois de assistir ao vídeo fazer a pág.: 42 exercício 1 e 2
Tradução das palavras exercício 1
a) guarda-chuva
b) dor de dente
c) um carro novo
d) meus pais
e) cabelo curto
ARTE
Conteúdo: Música e comportamento
Mãos a obra – página 49 (fazer na apostila)
Correção da página 47
- Resposta pessoal
- Os Estados Unidos estavam em recuperação econômica com o final da Segunda Guerra Mundial. O american way of life estava em vigor, incentivando o consumo, vendendo um estilo estadunidense e tentando consolidar o país como uma superpotência diante da ameaça russa da Guerra Fria. No campo social, preconceito racial e de culturas distintas para brancos e negros.
- A música é uma vertente do som. A diferença entre som e a música está na vibração – regular e irregular. A vibração irregular é o que costumamos chamar de “barulho”. Ele não tem uma altura definida e não costuma ter um estudo prévio. A vibração regular é o que conhecemos como musica, com sons de altura definida, com notas musicais.
- O nome vem da união do rock com a palavra hillbilly, que significa “caipira”. Trata-se de um subgênero do rock, marcado por batidas rápidas e melodia animada. O estilo retomava as raízes da música country, popular entre os trabalhadores rurais. Do rockabilly veio o jive, uma dança muito famosa no período, marcada por giros, piruetas e passos rápidos.
- As principais influências foram o rhythm and blues, o country e a animação de parcela música gospel.
Correção da página 48
Sugestão de resposta: O senhor zomba das músicas atuais, acreditando que as músicas de seu tempo eram melhores, superiores. No entanto, repete uma estrofe sem sentido de uma música de seu tempo, ou seja, que se assemelha bastante com as produções atuais que está criticando. Em culturas massificadas e com vendas, as produções acabam ficando sempre parecidas.
Língua Portuguesa/Literatura
ATIVIDADE PARA Terça-feira (07 DE Abril DE 2020) – 1 hora-aula.
RECADO
Querido aluno(a):
Estamos preparando as atividades com muito carinho e dedicação para vocês. Eu, professora Ana Paula, disponibilizarei meu telefone para possíveis dúvidas em relação a esse novo conteúdo. Por favor, antes de tirarem suas dúvidas, leiam as páginas indicadas na atividade. O horário que estarei disponível para possíveis dúvidas será no período da manhã. Responderei a todos assim que possível. Caso não consigam responder a algum exercício, fiquem tranquilos pois enviarei a correção de todos eles. Obrigada
Professora Ana.
Cel: 43 99639 5085
1-) Leia o texto da página 101, “SENTIDOS DO TEXTO” e o poema “HAVIA UM MENINO”, pelo menos duas vezes. Grife as partes mais importantes como por exemplo a definição de poesia e poema. Após a leitura, responda às questões das páginas 102 e 103 do número 1 ao 9.
Para responder às perguntas vamos relembrar alguns conceitos de poema:
- O Poema é um texto escrito em versos;
- Os versos são as linhas do poema;
- Ele é organizado em estrofes que são o conjunto de versos agrupados;
- Podem conter recursos sonoros e visuais.
Educação Física
Jogos circenses – Malabarismo
O malabarismo pode ser definido como a arte de manipular objetos com agilidade e precisão.
A seguir dois vídeos que explicarão as atividades. Se você não tiver bolinhas para fazer o malabares, utilize objetos que não ofereça nenhum risco, que seja leve e macio.
Tentem primeiro com 2 bolinhas ( ou outro objeto), depois avancem para 3 bolinhas.
https://www.youtube.com/watch?v=9pi9ZctiGu0
https://www.youtube.com/watch?v=6K9EZFKRGUw
Geografia
Correção 03/04
Uma estrela é formada basicamente por matéria em constante fusão e fissão, resultando em uma grande liberação de energia que lhe concede luz própria. Um planeta possui corpo menor e mais frio que as estrelas e não conta com luz própria, pode ser rochoso e ter uma atmosfera densa e volumosa. Já os satélites naturais são predominante rochosos e sem luz própria que orbitam os planetas.
Atividade 07/04
Com base nos estudos de sala de aula, leia novamente o texto “ O solstício e o equinócio” , página 239, e responda os exercícios da página 240. Segue anexo o link de um vídeo que poderá ajudar na fixação do conteúdo:< https://youtu.be/dKx6xX4-QXI> < https://youtu.be/rh07g5qTrkU> ,
7º Ano “A”
Espanhol
pág.: 31 exercício 2
Escreva sua rotina diária em espanhol
Escreva em português depois traduza para o espanhol
História
Correção das atividades página 164
- Resposta pessoal.
Mencionem filmes, jogos de computador ,exemplos de filme : coração de dragão, coração valente ,cruzada.
- A pintura foi realizada na Idade Média e a fotografia é da Idade Contemporânea.
- Os livros de horas eram livros de orações usados na Idade Média e registravam a vida social ao longo do ano .Em geral , a circulação dessas obras estava restrita aos círculos letrados ,formados, basicamente ,pelos membros do clero e da nobreza.
- Não houve a construção de castelos desse porte no passado brasileiro.
- ATIVIDADES 1 A 5 DA PAGINA 168.
Segue o wats da professora 43 991553533 Estou a disposição.
ARTE
Conteúdo: Elementos visuais da arte
Responder na apostila:
Vasculhando ideias – páginas 44 e 45
Ponto de Partida – páginas 46 e 47
Correção da página 41
- Verdadeira, porque, sendo registrada no papel, a composição não sofre alterações como quando era transmitida oralmente.
- Falso, pois a nota mínima tem ½ de duração em relação a uma nota breve.
- Verdadeiro, pois cria-se um sistema para quando as notas referentes a um instrumento não cabem em apenas uma pauta.
- Falso, pois as partituras não convencionais possuem estruturas peculiares que não seguem nenhum sistema ou regimento predeterminado.
- Falso, porque a notação musical segue regras e teorias que possibilitem uma comunicação universal; já a notação gráfica possui símbolos criados especificamente pelo compositor, oferecendo maior abertura para a interpretação e execução da música.
- Verdadeiro, porque cada ambiente e contexto sonoro produzem uma deferente paisagem sonora.8e
Língua Portuguesa/Literatura
ATIVIDADE PARA Terça-feira (07 DE Abril DE 2020) – 1 hora-aula.
CORREÇÃO REFERENTE AOS EXERCÍCIOS DO DIA 06-04
Página 91, número 1.
-ENSE | -ANO | -ISTA | -EIRO | EXCEÇÃO |
alagoense
amapaense amazonense cearense espírito-santense maranhense mato-grossense paranaense paraense piauiense fluminense norte-rio-grandense sul-rio-grandense rondoniense roraimense catarinense santa-catarinense sergipense tocantinense |
acriano
alagoano baiano goiano paraibano pernambucano rondoniano sergipano.
|
paulista
|
mineiro
piauizeiro
|
capixaba
potiguar rio-grandense-do-norte rio-grandense-do-sul gaúcho mato-grossense-do-sul paroara barriga-verde |
Página 92, número 3.
- a) angolana
- b) egípcias
- c) sul-africana / britânica/ holandesa
- d) congolesa
- e) quenianas
Página 93, número 4.
- a) A3: afro-suíço.
- b) Sino-brasileiro
- c) Luso-americano
- d) Nipo-chileno
- e) Franco-alemão.
Página 93, número 5.
- a) Irlandês
- b) Holandês
- c) Escocês
- d) Norueguês
- e) Tailandês
ATIVIDADE PARA HOJE – 07-04
1) Leia a página 94 “ORTOGRAFIA” e responda às questões (número 1 e 2).
Para responder, vamos relembrar alguns conceitos.
- Sílaba tônica é a sílaba mais forte da palavra. Para identificá-la, grite a palavra em seu pensamento. A sílaba que você segurar por mais tempo, será a sílaba tônica.
- Oxítonas – São as palavras com a última sílaba mais forte. (sempre conte de trás para frente, exemplo café é uma oxítona.)
- Paroxítona- A sílaba tônica está localizada na penúltima sílaba. Exemplo: vontade.
- Sobre o gênero das palavras elas podem ser masculinas ou femininas.
Geografia
Correção 03/04
Unidade Federativa | Densidade demográfica |
São Paulo | 166,26 |
Rio de Janeiro | 381,73 |
Distrito Federal | 523,87 |
Minas Gerais | 36,05 |
- Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo.
- Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal.
Atividade 07/04
Segue anexo o link de um vídeo que poderá ajudar na fixação do conteúdo < https://youtu.be/ZGxqXEkYC2I> < https://youtu.be/n4hdCkfdmwg>. Faça a leitura do texto “ Fatores que interferem na distribuição populacional”, página 252 e 253.
8º Ano “A”
Espanhol
Assistir o vídeo para fazer a atividade
Link do vídeo: https://youtu.be/6XxqXlq5cIQ
Depois de assistir o vídeo fazer a pag 32 exercícios 1 e 2 e a pág: 33 escritura
Língua Portuguesa
ATIVIDADE PARA Terça-feira (07 de Abril DE 2020) – 1 hora-aula.
CORREÇÃO REFERENTE AOS EXERCÍCIOS DO DIA 06-04
Leia a página 104 E 105 – “CRÔNICA” e “HÁ SEMPRE ALGUÉM” de Marina Colasanti. Grife as partes mais relevantes desses dois textos. Após pelo menos duas leituras, responda às perguntas da página 106 (número 1 ao 4). Lembre-se sempre de voltar aos textos indicados para responder às perguntas.
Página 106 – Respostas
1-) A crônica tem relação estreita com o tempo em que é produzida, pois aborda temas contemporâneos à publicação e rotineiros à sociedade que vive na época em que foi escrita.
2-) b
3-) Linguagem simples, escolha de um fato rotineiro: ver um pombo doente, e de algo simples: dar comida a alguém que tem fome.
4-) A temática da crônica é lírica, porque trata das emoções que uma pessoa sente diante de situações do cotidiano: a compaixão por um pombo e por quem passa fome e a satisfação de poder ajudar.
ATIVIDADE PARA HOJE – 07-04
1-) Leia a página 107, “FIGURAS DE LINGUAGEM”, e os conceitos “sentido denotativo” e “sentido conotativo”. Para entender melhor esses dois conceitos, assista ao vídeo que segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=ujuLR31WhEM
Após ler a página 107 e assistir ao vídeo sobre Denotação e Conotação, copie e responda às perguntas no caderno de Língua Portuguesa.
a) O que são figuras de linguagem?
b) O que é sentido denotativo? Dê um exemplo.
c) O que é sentido conotativo? Dê um exemplo.
d) Consulte as páginas 107, 108 e 109 e coloque somente o nome de todas as figuras de linguagem que veremos na próxima aula.
Educação Física
Handebol
Vamos dar continuidade sobre o handebol, na última atividade vimos os fundamentos do handebol, agora vamos aprofundar nas regras do handebol, no vídeo ( https://www.youtube.com/watch?v=P435GR8XIf4) tem uma breve explicação de cada uma.
Inglês
Faça uma tabela listando exemplos de substantivos contáveis e incontáveis (em inglês)
Geografia
Correção 03/04
- Porque a Revolução Russa deu origem à divisão entre o mundo capitalista e o mundo socialista constituído a partir da fundação da União Soviética e , a posteriori, pela integração de países do Leste Europeu, Extremo Oriente, parte da África e Cuba.
- Por meio das mudanças ocorridas no século xx, como o avanço tecnológico proporcionado pela Terceira Revolução Industrial, o protagonismo dos Estados Unidos como grande potência e a conexão global do mercado financeiro.
Atividade 07/04
Com base nos estudos de sala de aula organize um quadro sobre os blocos econômicos com seguintes informações: nome do bloco econômico , países que compõe o bloco, principais características( página 200 à 203). Segue anexo o link de um vídeo que poderá ajudar na fixação do conteúdo < https://youtu.be/wRm7KITGkDw> .
9º Ano “A”
Espanhol
pág: 37 exercício 1 e 2. no exercício 2 fazer um ficha de descripición de puesto como o exemplo da página.
Escolha uma profissão e faça a ficha no caderno
Língua Portuguesa
ATIVIDADE PARA terça-feira (07 de Abril DE 2020) – 1 hora-aula.
CORREÇÃO REFERENTE AOS EXERCÍCIOS DO DIA 06-04
RESPOSTAS
Página 85, número 1.
- a) É preciso – oração principal
que as pessoas sejam mais caridosas – oração subordinada.
b) Os diretores pediram – oração principal
que os relatórios sejam enviados por e-mail – oração subordinada.
c) A investigação comprovou- oração principal
que estavam todos errados. – oração subordinada.
d) Helena não confirmou – oração principal
se iria ao meu aniversário. – oração subordinada.
Página 86, número 2.
a) Sugestão de resposta: A moça não aceitou que o homem lhe desse flores.
b) Sugestão de resposta: O casal reclamou que os preços do cardápio estavam muito altos.
c)Sugestão de resposta: A moça deixou que o rapaz provasse sua sobremesa.
Página 86, número 3.
B – Os clientes solicitaram (…)
RESPOSTAS
Página 89.
- A argumentação no discurso político é essencial, uma vez que contribui para que os interlocutores aceitem as ideias defendidas por aquele que o profere.
- Pela argumentação e outras estratégias de sedução do público, como a linguagem adotada.
- O discurso político permite que o orador exponha suas ideias, faça propostas e reivindique melhorias para a coletividade, enquanto os que escutam podem refletir sobre os temas e decidir se concordam ou não com o ponto de vista exposto.
- Resposta pessoal.
ATIVIDADE PARA HOJE – 07-04
1-) Fazer a página 90 “MURAL DO CONHECIMENTO”. Estou mandando um exercício feito do número 2 para auxiliá-los.
Página 90, número 2, resposta
a) As meninas pediram ao pai que as desculpasse.
Educação Física
Leitura do texto beisebol ( https://escolaeducacao.com.br/beisebol/), uma breve introdução da origem e história do esporte, regras e como se joga. Anotem os principais pontos, para ser discutido quando retornarmos as aulas presenciais. Bom estudo. E evite ficar todo tempo parado. Movimente-se.
Link do texto: https://escolaeducacao.com.br/beisebol/
Matemática
MAT – VOLUME 1 – NOTAÇÃO CIENTIFICA E PORCENTAGEM – MÃOS À OBRA – PÁGINA 392 – EXERCÍCIO 1 E 2.
RESPOSTAS 06/04
Volume 1 – Notação Científica e porcentagem – Aprofundando o olhar – página 391 – exercício 1 e 2.
Geografia
Correção 03/04
V-F-V-F-V.
Atividade 07/04
Escolha dois dos rios dos Estados Unidos, e faça uma breve pesquisa sobre eles, elencando por exemplo, quais suas características e importância para o país. Os vídeos a seguir poderão ajuda-lo na escolha. <https://youtu.be/jnor6GHx5CE> <https://youtu.be/BV-VctIgw-I >
Tag:Agenda